Pages

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Personagens - Haldir


Haldir era um Elfo de Lothlórien, provavelmente um Elfo Silvan: a marchwarden que guardavam as fronteiras do norte da floresta. Quando a Sociedade do Anel chegou em Lórien, tornou-se seu guia para Caras Galadhon. Ele e seus companheiros são descritos como vestindo casacos de capuz cinza e vivendo em plataformas nas árvores.
Haldir foi visto com seus irmãos, e Rúmil Orophin, quando a sociedade entrou em Lórien.
Haldir foi um dos poucos elfos de Lórien que poderiam falar westron (ao contrário de seus dois irmãos).
Como Haldir conduziu a Sociedade dentro de Lothlórien, a lei exigia que ele venda-se Gimli, o Anão até que a compania foi levada à Galadriel e Celeborn. Haldir e outros Elfos Silvan ainda tinham rancor contra Anões como resultado de últimos acontecimentos envolvendo o Rei Thingol, e tratando Gimli como um inimigo de potencial. Aragorn, na sua sabedoria, sugeriu que toda a Sociedade, incluindo Legolas o elfo, vendassem os olhos também. Haldir conduziu com sucesso a Sociedade de modo que eles nem sequer tocou seus dedos. Depois que a compania deixa Lothlórien, Tolkien nunca menciona Haldir novamente.
Na trilogia de Peter Jackson, O Senhor dos Anéis, ele é interpretado por Craig Parker e tem um papel um pouco maior, não só levando a Sociedade através de Lothlórien, mas levando um batalhão de elfos para a batalha do Abismo de Helm, acabou morrendo na batalha. Ele assume o lugar de ranger o Tolkien Halbarad, que originalmente reforça Abismo de Helm e morre em circunstâncias semelhantes.
No vídeo game O Senhor dos Anéis: A Batalha pela Terra Média II, Haldir é retratado como um herói Elven comparável a outros, como Glorfindel. Na versão boa do modo de história, ele viaja para o norte e ajuda na destruição da fortaleza Gorkil o rei goblin ao lado de Glorfindel e Glóin. No modo de mal, ele é morto ao defender Galadriel e Lórien do ataque, fazendo com que a possível queda do Abismo de Helm, como a sua morte significaria que ele não levaria o batalhão de elfos para defender a fortaleza.

3 comentários:

  1. Pelo menos no filme deram um final a ele, mesmo que triste. Queria que Tolkien tivesse falado mais dele nos livros!

    ResponderExcluir